Amor e Sexo

Sapiossexualidade: quando a inteligência é o que atrai

Por Redação Doutíssima 22/02/2015

Houve um tempo em que a atração por outra pessoa era determinada pela beleza. No entanto, mudanças no comportamento humano têm levado a outros fatores que constitui a atração pelo sexo oposto: a sapiossexualidade.

Sapio, que significa sabedoria ou inteligência, mais sexualidade, resultam no que se denomina de atração sexual a partir da inteligência do outro. Isso mesmo, mais do que bonito, é preciso ser inteligente. Mas, a história não para por aí, não.

 

sapiossexualidade

Antes de ser bonito, é preciso ser inteligente para conquistar um coração. Foto: iStock, Getty Images

Quando surgiu o termo sapiossexualidade?

 

Não existem fontes seguras quanto ao surgimento dessa expressão, mas acredita-se que ela nasceu em 1998, tendo sido criada por Darren Stalder. É fato, porém, que ela ganhou notoriedade apenas em 2005, quando a novelista erótica Kayar Silkenvoice criou um site e registrou o domínio com “sapiosexual.com”.

E, justamente por ser um conceito relativamente novo, ele ainda dá margem a muitas interpretações quanto ao que efetivamente significa e a sua extensão.

Da conjugação dos termos você pode tirar a ideia e a conclusão óbvia de que a sapiossexualidade refere-se tão-somente a achar sexy a inteligência da pessoa que você está de olho – ou então que a pessoa que você está de olho despertou seu interesse justamente em razão da sua inteligência.

A verdade, porém, é que a sapiossexualidade vai além, e não significa apenas essa definição inicial – que, vale dizer, não está totalmente incorreta. Em realidade, através da sapiossexualidade a pessoa se torna bonita justamente por sua inteligência, ou seja, aos olhos de quem a admira ela é bonita, independentemente de seus atributos físicos.

Sapiossexualidade, uma orientação sexual?

 

Em que pese muitas pessoas vincularem a sapiossexualidade à atração pela inteligência alheia, para alguns isso pode ir além e significar até mesmo uma orientação sexual – do tipo ser homossexual ou heterossexual. Existem redes sociais, por exemplo, que incluem sapiossexual como uma seleção possível ao preencher o campo da orientação sexual.

Para aqueles que encaram a sapiossexualidade como uma orientação e a adotam como sendo a sua, pouco importa se a pessoa que está atraindo com a inteligência é do sexo feminino ou do sexo masculino, mas sim a inteligência.

Um dos fatos curiosos que envolvem a sapiossexualidade é que aquele que é adepto dela, ou seja, enxerga na inteligência o principal fator de atração, não precisa ser necessariamente inteligente. E, além disso, é mais curioso ainda que a pessoa inteligente, ou seja, aquela que atrai, não precisa acreditar na inteligência como fator de atração.

E acredite, não há nada errado ou hipócrita nisso. Afinal, para achar uma pessoa bonita atraente você não precisa ser necessariamente bonita, certo?

Embora na sapiossexualidade o que efetivamente importa é a inteligência, ser adepto desse conceito não impede que você valorize outros atributos – como aqueles clássicos, relacionados à beleza física.

A única coisa que você precisa ter em mente para se tornar adepto da sapiossexualidade é que, no confronto entre beleza física e inteligência, é esta última que deverá prevalecer em suas preferências.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!