Você gosta de estar na moda? Então, saiba que o normcore é a tendência da vez. O nome até pode soar estranho, mas o estilo é mais simples do que parece. Vestir-se sem exatravagâncias e ser você mesmo. Ser “normal” é a aposta para 2015.
Normcore é uma junção das palavras “normal” e “hardcore”. O termo foi criado para se referir ao estilo das pessoas que não querem se destacar ou usar roupas chamativas, mas que preferem se vestir de acordo com o seu próprio gosto.
Saído das ruas de São Francisco, nos Estados Unidos, o estilo é mais que uma tendência de moda, trata-se de um estilo de vida. É a moda contrariando a si própria, apresentando um dress code que indica que a pessoa deve vestir o que gosta sem se preocupar, priorizando o conforto.
Celebridades aderem ao normcore
Algumas celebridades, propositalmente ou não, já desfilam por aí o estilo. Ou seja: usando peças básicas do vestuário, com um look despojado, sem nenhuma pretensão fashion. Aparentemente, é isso que elas querem: que as pessoas não comentem o visual ou parem para pensar se ficaram bem nas roupas.
O portal americano Pop Sugar cita uma das principais referências que inspirou o normcore: Steve Jobs. Isso mesmo, um nome que normalmente pouco se associaria ao mundo da moda. A questão é que co-fundador da Apple fazia praticamente todas as suas aparições de calça jeans e camisa gola rolê. Um clássico exemplo do estilo.
Há outros nomes bem conhecidos que também representam o estilo. A modelo Gisele Bündchen, por exemplo, adora deixar o glamour para as passarelas e aderir ao vestuário mais básico e confortável no dia a dia, ou nos cliques do Instagram. Ela não abre mão do combo calça jeans + camisa branca.
A atriz Jennifer Aniston, por sua vez, passeia pelas ruas com roupas tão básicas e simples que parecem escolhidas de propósito para parecerem “não estilosas”.
No Brasil, também há celebridades que podem ser associadas ao normcore. A apresentadora Fernanda Lima e as atrizes Carolina Dieckmann e Maria Casadevall são fortes adeptas da maneira despretensiosa de se vestir.
O normcore vai durar?
O estilo causou polêmica nos Estados Unidos. O debate iniciou com um artigo publicado pela New York Magazine, que introduziu o termo – e suas características – ao público.
É claro que nem todos os fashionistas de plantão caíram de amores pela tendência. Isso porque o estilo é extremamente liberalista, ao passo que a moda geralmente faz o contrário: dita o que se deve ou não vestir.
De todo modo, o portal americano The Observer acredita que a moda veio para ficar. Em artigo publicado na plataforma online, é afirmado que o estilo veio para suprir a necessidade de uma moda mais casual: um vazio aberto com o declínio do estilo hipster.
Mas enquanto o estilo hipster trazia traços de ironia, o normcore não se leva a sério, busca apenas simplicidade.
Em síntese, o estilo “normal” de se vestir prega que devemos nos apresentar ao mundo sem máscaras, sem que uma roupa seja a característica definitiva de quem somos como pessoas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!