Seja por meio de revistas, sites ou redes sociais como o Instagram, atualmente há inúmeras possibilidades para ficar de olho no universo da moda. Assim, as transformações podem ser acompanhadas com rapidez: se em um dia uma peça é considerada démodé e brega, no outro ela pode virar elemento hit e adorado pelas fashionistas.
Mas por que esse processo de reciclagem é tão recorrente no cenário fashion? Bruna Magda Michel, professora de moda do Senac, é quem explica melhor. Para ela, não são as roupas que entram ou saem de moda, mas sim as novas tendências que se inspiram naquilo que já foi sucesso. O resultado é um look repaginado e atual.
Peças démodé que retornam em 2016
Exemplos não faltam para comprovar a teoria de Bruna. Só falando em itens reformulados a partir de tendências dos anos 80, a lista de roupas e acessórios é extensa. Duvida? Confira as peças demodê que já retornaram às passarelas e podem invadir seu look neste ano.
Pantacourt
Hit dos anos 70, a pantacourt voltou aos holofotes e já dominou os looks de blogueiras como Camila Coutinho e Lala Rudge. Ela é semelhante à pantalona, mas com o diferencial que corte fica na altura das canelas. Na nova versão, ela se apresenta em tecidos leves e esvoaçantes. A dica é usar com blazers, salto alto e camisas elegantes.
Pochete
Ela foi, por muito tempo, classificada como acessório brega. Mas deu a volta por cima: nos recentes desfiles de grifes como Chanel, Moschino e Alexander Wang, a pochete virou símbolo de fashion statement, por meio de novas texturas, estampas e adornos. As ousadas podem usar com vestidos, calças skinny e saias.
Macacão jeans
A jardineira, badalada nos anos 80, também recuperou seu apelo fashion. Agora característica do street style, a peça ganha novos contornos , podendo ser utilizada com regatas e camisetas estampadas com listras ou desenhos. A dica é apostar nela para compor um look arrojado e, ao mesmo tempo, casual.
Pantalona
Democrática, a calça pantalona ou flare é aquela que remete ao visual hippie: cintura alta e bem marcada e barra mais ampla a partir dos joelhos. Na releitura atual, porém, ela é menos caricata – com a barra menos arredondada – e mais sofisticada. Se combinada com uma camiseta elegante e um scarpin, é alternativa até para o office look.
Como reutilizar peças démodé
Uma preocupação recorrente na hora de utilizar uma peça que até pouco tempo era démodé é, definitivamente, como lançar mão do item sem ficar brega. A boa notícia é que, atualmente, a moda valoriza justamente a possibilidade de experimentar sem medo. “Já não existe mais o certo ou o errado, mas sim a questão do bom senso”, confirma Bruna.
Por isso, o mais importante é permanecer fiel ao seu estilo e considerar o evento em questão. Mas mesmo no caso de um encontro mais elegante, as peças sempre podem ser adaptadas. “Se a pessoa se encaixa no estilo retrô, ele poderá aparecer em todas as ocasiões”, aponta a especialista. O próprio termo démodé é que está ultrapassado.
E você, gosta de repaginar peças que eram démodé? Conte para a gente! Fique de olho também em outras dicas de moda que o Doutíssima traz todos os dias.