Exercícios

Luvas para malhar protegem as mãos. Confira dicas para escolher

Por Redação Doutíssima 16/07/2014

Se você pratica musculação, sabe que, muitas vezes, os exercícios podem prejudicar as mãos. Com a atividade, surgem os calos, que costumam piorar com o tempo. Por isso, usar luvas para malhar é importante, pois este acessório protege as mãos do contato com os aparelhos.

Luvas para malhar em vários modelos

É possível encontrar uma variedade de modelos de luvas para malhar, mas, geralmente, elas são de material emborrachado e não cobrem os dedos. Se você tem dúvidas de como escolher a sua luva para malhar e o porquê você deve começar a utilizá-la, confira neste artigo algumas dicas que podem te ajudar.

luvas-para-malhar

Além de facilitar a execução, usar luvas para malhar é uma questão de segurança. Foto: Shutterstock

Luvas para malhar protegem e ajudam no exercício

A grande questão que envolve o uso de luvas para malhar não está em apenas proteger as mãos, mas também em auxiliar a realização do exercício. Na musculação, alguns exercícios são feitos com barra ou com aparelhos que necessitam de uma carga maior.

Pela dificuldade, nosso corpo passa a transpirar mais e as nossas mãos podem ficar escorregadias. As luvas para malhar permitem a execução completa deste tipo de exercício, já que seu material emborrachado evita que as barras escorreguem das mãos.

Além de facilitar a execução, usar luvas para malhar pode ser uma questão de segurança. Provavelmente se um destes pesos escorregar poderia ocasionar um grave acidente.

Como escolher as luvas para malhar

Confira algumas dicas que podem te ajudar no modelo correto de luvas para malhar:

– Material: procure luvas para malhar feitas de couro ou neoprene, pois estes materiais fornecem uma aderência maior que outros como o nylon. Outro benefício é a durabilidade, já que um bom par de luvas para malhar é um acessório que você vai usar frequentemente.

– Modelo: existem muitos tipos de luvas para malhar. A única coisa em comum entre eles é que cobrem apenas a parte inferior dos dedos, já que isso permite que a pele possa respirar e evitar o acúmulo de suor. Também é possível encontrar luvas para malhar que protegem apenas as palmas das mãos – conhecida como caleira.

– Tamanho: existem muitos tamanhos de luvas para malhar, por isso, você não terá dificuldades em encontrar o tamanho correto para as suas mãos. Ao escolher o tamanho das suas luvas procure um ajuste confortável nas mãos. Se elas ficarem muito justas você provavelmente terá grandes chances de problemas durante a realização do seu treino.

Durante os exercícios as mãos têm a tendência de inchar um pouco, por isso, se as luvas para malhar estiverem muito justas, provavelmente, irão cortar a circulação.

– Reforço para o pulso: para quem pratica a musculação há muito tempo e já consegue utilizar uma maior carga dos exercícios, é importante buscar luvas para malhar com reforço para os pulsos. O objetivo é evitar lesões decorrentes do levantamento de peso, deixando a base das mãos firmes para a realização do exercício.

Descobrindo o tamanho ideal das luvas para malhar

Se você tem dúvidas na hora de escolher o tamanho das suas luvas para malhar, pegue uma fita métrica e coloque a sua mão em cima dela. O objetivo é medir o tamanho da sua mão e não dos dedos.

Procure medir logo abaixo do início dos dedos. Se o número encontrado foi 8 cm, o tamanho das suas luvas para malhar deverá ser P. Caso tiver 9 cm, o tamanho será o M e 10 cm, o G. Com esta dica, não tem erro na hora de comprar as suas luvas para malhar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como aliviar as dores pós-treino

Aprenda a colocar o exercício na agenda de uma vez por todas

Top 6 alongamentos para te deixar super elástico

7 Passos para conseguir músculos de verdade

8 Dicas para melhorar o seu treino

20 músicas para turbinar seu treino

Os 6 piores erros na hora de malhar

Dicas de treino de musculação para iniciantes

Qual o melhor horário para ir na academia?

Saiba mais sobre o circuito de musculação na academia

Saiba mais sobre o overtraining: a obsessão pelo treino