Muitas plantas podem ter benefícios muito específicos, enquanto outras podem atuar na cura de diversas condições de saúde, como é o caso da marroio. Esta planta perene e resistente cresce bem em solo seco, e floresceu em toda a Europa, África do Sul, Índia e outras partes do mundo. Hoje, é amplamente encontrada na América do Sul, inclusive no Brasil.
As folhas e os topos de flores são utilizadas em remédios caseiros como um tônico amargo para o resfriado comum, já que atua como um expectorante. Além disso, é usado principalmente como aromatizante em licores e doces.
Parasitas intestinais são combatidos com marroio
Ela tem sido utilizada como vasodilatador, sudorífico, diurético, e para o tratamento de parasitas intestinais. Estudos iniciais indicam que pode ter efeitos hipoglicemiantes e também influenciar a secreção biliar.
Uma das propriedades importantes desta planta é que ela ajuda a eliminar o catarro e acalmar a tosse. Em certas partes da Europa, é usada no tratamento para a indigestão e o desconforto do estômago devido a gases e inchaço.
Certos estudos médicos indicam que a erva é útil em dilatar os vasos sanguíneos e, por conseguinte, pode ser utilizada como um tratamento para a hipertensão e arritmias. Também é proveitosa para mulheres que sofrem de cólicas menstruais.
Remédios caseiros com marroio
Ao consumir apenas uma única xícara de chá, é possível aliviar uma dor de cabeça causada por sinusite. Veja quais são os melhores métodos de remédios caseiros usando esta erva.
Toda a planta pode ser utilizada medicinalmente, e ela está disponível fresca, seca, em pó, em cápsulas ou como um extrato. Ao colher a planta, corte quando os botões da flor começam a aparecer.
Com ela podem ser feitos doces, xaropes, chás, e ainda pode ser usada como um aromatizante. Veja como preparar os principais remédios caseiros com marroio e ter todos os seus benefícios para a saúde.
Aprenda a fazer o chá
Use duas colheres de marroio e despeje um litro de água fervente sobre as folhas frescas ou secas. Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e depois coe e adoce a gosto. O sabor da planta é bastante amargo, por isso, você pode acrescentar mel ou limão para torná-lo mais agradável.
A infusão é muitas vezes usada externamente como uma lavagem, ou uma pomada para desinfetar feridas ou para pequenas irritações da pele. A infusão fria de marroio estimula o fluxo de bile da bílis, enquanto a infusão quente pode facilitar a transpiração ou melhorar casos de febre.
Extrato e tintura
Em um frasco de vidro, molhe as folhas frescas em álcool. Guarde em um local escuro e agite a mistura várias vezes ao dia. Depois de cerca de duas semanas, coe o líquido com uma gaze e armazene em garrafa de vidro escuro, de preferência com um conta-gotas.
Para um extrato, diluir marroio fresco com 20% de etanol em uma proporção de um por um. Para uma tintura, diluir a erva fresca com vodka na proporção de um por cinco.
Você pode usar o extrato ou a tintura da planta para várias condições de saúde, mas lembre-se de usar apenas 2ml de extrato diluído em água e 12 gotas em água até três vezes por dia, no caso da tintura.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!