Muitas mulheres optam pela suspensão da menstruação a fim de fugir dos altos e baixos hormonais, da tensão pré-menstrual (TPM) e das cólicas. Para tanto, mulheres tomam a pílula anticoncepcional sem pausas e cessam os sangramentos mensais. Contudo, essa suspensão da menstruação é bastante discutível ainda entre os médicos.
Dúvidas sobre a suspensão da menstruação
As discussões giram em torno do risco à saúde de quem escolhe a suspensão da menstruação, a taxa de fecundidade, entre outros pontos. A prática da suspensão da menstruação começou a ganhar adeptas não só entre as que sofriam de TPM e endometriose, mas pelas mulheres interessadas em conforto ou maior qualidade de vida.
Para esclarecer um pouco mais sobre a possibilidade da suspensão da menstruação, abordaremos alguns aspectos básicos e fundamentais para uma reflexão antes de qualquer decisão. Confira sete perguntas e respostas sobre o tema:
1. É natural menstruar?
Neste quesito ainda não há consenso. Alguns médicos dizem que o natural é a mulher estar grávida ou amamentando e não ter ciclos regularmente. O que acontece é que a mulher contemporânea dribla a biologia ao evitar a gravidez.
Outros médicos pensam de modo diferente e consideram a menstruação como um processo natural, indicando que naquele mês não há gravidez. Só que, por mais que seja natural, é um período muito incômodo e, às vezes, há dor, daí a suspensão da menstruação pode ser alternativa.
2. É recomendada a suspensão da menstruação?
Existem diferentes benefícios. Dentre eles, a prática acaba com a oscilação hormonal e alivia os sintomas da TPM, incluindo as variações de humor e o inchaço provocado pela retenção de líquidos. Ginecologistas afirmam que a menstruação induz a inflamações no revestimento uterino (a endometriose), o que pode ser evitado simplesmente com a sua suspensão.
Também combate a doença inflamatória pélvica, em que o aparelho reprodutor é atingido por bactérias sexualmente transmissíveis. Há outras indicações clínicas, como cólicas intensas e miomas (tumores benignos no útero).
3. Toda mulher é beneficiada?
Não se deve generalizar quanto aos benefícios da suspensão da menstruação. Ela pode ser positiva, mas deve-se levar em conta o significado que o ato de menstruar tem para cada uma. Algumas mulheres veem a menstruação como sinal de que seu corpo está bem, de fertilidade, entrando em conflito se pressionada a suprimi-la.
4. Prejudica a fertilidade?
Estudos comprovam que a suspensão da menstruação não prejudica a fertilidade. Mulheres que fazem uso contínuo de pílulas e param para tentar engravidar tendem a ficar grávidas após 13 meses – índice que se compara ao das mulheres em geral.
5. Há acúmulo de ferro no organismo?
Vários argumentos são utilizados em defesa da menstruação, entre eles, justamente o de que evitaria o excesso de ferro no corpo, além de ajudar a eliminar os radicais livres, a afinar o sangue e até a prevenir infarto. No entanto, nenhum resistiu às pesquisas realizadas nos últimos anos.
6. Tem contraindicações?
A suspensão da menstruação não é aconselhada em alguns casos, como de suspeita de gravidez, para fumantes acima de 35 anos, ou para quem tem hipertensão grave, diabetes não controlada, trombose (coágulos nas veias da perna), doença cardiovascular ou cerebrovascular, sangramento uterino anormal não diagnosticado, câncer de mama e distúrbios no fígado.
7. Há relação com o risco de câncer de mama?
Muitos estudos são feitos ainda hoje sobre o uso convencional de anticoncepcionais e são conflitantes, até mesmo com relação à suspensão da menstruação. Entretanto, pode-se dizer que, quanto ao uso contínuo, embora seja a mesma pílula, não há consenso quanto ao aumento do risco de câncer.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?
Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar
Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez
Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?
Corrimento com mau cheiro: como tratar
Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde
Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento
Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro.
Bill gates investe na camisinha do futuro
Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?
Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer