Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, responsáveis por quase 30% de todo os óbitos registrados no país. Esse já um ótimo motivo para começar a tratar bem e cuidar para que o seu coração seja cada vez mais saudável e forte.
Porém, para ajudar mais ainda, um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), descobriu que as pessoas que tem uma boa saúde cardíaca podem aumentar a expectativa de vida e a longevidade em até 14 anos! A pesquisa foi conduzida e produzida por especialistas da Northwestern University, nos Estados Unidos.
Mesmo que a pessoa não apresente sintomas, isso não é motivo para descuidar da saúde cardíaca. É necessário prestar atenção para que os fatores de risco não se agravem no futuro. Por serem problemas quase completamente silenciosos, as doenças que afetam a saúde cardíaca costumam ser descobertas em estágio mais avançado. Por isso, é recomendado que se faça check-ups anuais da saúde e que se adote hábitos de vida saudáveis, como os que você pode conferir abaixo:
– Evite o estresse ao máximo: muita gente pode não saber, mas o colesterol elevado também pode ser resultado do estresse. Além disso, a ansiedade (que, normalmente é um efeito que vem junto com o estresse) libera hormônios na corrente sanguínea que podem desencadear problemas como diabetes e triglicérides alto.
– Óleos vegetais são melhores: dieta não é sinônimo de restrição, mas de mudanças no cardápio e de fazer escolhas mais inteligentes. Por isso, aprenda a recorrer a alimentos considerados “mocinhos”, que não afetem tanto a saúde do seu corpo. Um desses mocinhos são os óleos vegetais. O de canola e o azeite de oliva são duas ótimas opções.
– Cuidado com as carnes: as carnes, especialmente a vermelha, apresentam uma quantidade de colesterol mais elevado. Ocupe a maior parte do prato com legumes e verduras, assim deixando menos espaço para os demais alimentos.
– Durma bem: dormir é a parte fundamental para uma boa saúde. Após uma boa noite de sono, você acorda mais disposto e com mais energia, evitando estresse e outros problemas.
Pesquisa sobre saúde cardíaca
Para o estudo da Northwestern University, milhares de dados de 905.115 diferentes pessoas – que têm entre 45 e 95 anos – foram recolhidos e analisados para chegar à conclusão da pesquisa. Todas essas informações já tinham feito parte de outro levantamento sobre saúde cardíaca entra os anos de 1964 e 2008.
No começo do estudo, nenhum dos voluntários apresentou uma saúde cardíaca abalada ou com doenças cardiovasculares. Outros fatores de risco para doenças do coração, como hipertensão, colesterol alto, tabagismo e diabetes também foram testados para que nada atrapalhasse a pesquisa.
Após avaliar a incidência de doenças como AVC, insuficiência cardíaca e outros problemas relacionados diretamente a saúde cardíaca, os pesquisadores chegaram à conclusão de que ter uma saúde cardíaca estável pode aumentar a expectativa de vida em até 14 anos.
Foi apontado que quando a pessoa apresenta os fatores de risco durante a meia idade, os riscos desse tipo de doença afetar a saúde cardíaca do indivíduo durante a terceira idade são muito maiores.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino
Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)
Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde
Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto
Poluição do ar favorece ataques cardíacos
Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso
Como agir em caso de derrame (AVC)
Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos
Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco
Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco
Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação
Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino
3 Remédios caseiros para tontura
Alerta: Nem toda tontura é labirintite!
Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas
Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica
Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração
As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?