Não é uma religião, filosofia ou estilo de vida. A meditação transcendental é um método de autodesenvolvimento que é capaz de acalmar e aquietar a mente. Ela também ajuda na tomada de decisões, na criatividade e afasta o estresse.
O objetivo desta meditação é fazer a mente atingir o repouso profundo, diminuindo a quantidade de pensamento. Diferente dos outros métodos já conhecidos, a meditação transcendental não exige concentração, direcionamento, nem esforço.
Trazida para o mundo ocidental em 1958 pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, a técnica utiliza mantras, conjuntos de sons e ultrassons, que atuam no corpo de quem o vocaliza, proporcionando benefício a curto e longo prazo. Quem pratica a meditação transcendental não precisa de uma posição certa, apenas de uma cadeira e de uma forma confortável para executá-la.
Benefícios da meditação transcendental
Mais de 600 estudos já foram divulgados atestando os benefícios da meditação transcendental para o corpo e para a mente. A meditação pode auxiliar alguém a ter uma vida mais saudável e com uma maior expectativa de vida.
O segredo da meditação transcendental está em mudar o foco. Deixar de pensar sobre os problemas e focar nos mantras. Com isso, o corpo libera uma dose de hormônios como a endorfina. Essa é uma resposta para o relaxamento da mente que também é refletido nos batimentos cardíacos e no controle da respiração.
Uma curiosidade sobre a meditação é que ela faz com que a mente chegue a outro tipo de estado. É possível, através dos exercícios da meditação transcendental, deixar a mente calma, relaxada e em estado de alerta ao mesmo tempo. O estado de meditação é diferente de qualquer outra coisa para o cérebro e, por isso, ele age de uma maneira única.
Conheça e pratique
Os benefícios da meditação transcendental, normalmente, são imediatos e vão, gradativamente melhorando com o passar do tempo. Conheça alguns deles e pratique!
1. A meditação transcendental fortalece a comunicação do córtex pré-frontal e permite o desenvolvimento do cérebro como um todo. O praticante da meditação transcendental tende a ter pensamentos mais racionais e coordenar a tomada de decisões com mais facilidade;
2. Meditação transcendental aumenta o acesso da pessoa à criatividade e influencia a inteligência. Esses campos são encontrados nas profundezas da mente;
3. Quando reduzimos a ativação do sistema nervoso simpático acontece, os vasos sanguíneos são dilatados e reduzem os hormônios responsáveis pelo estresse;
4. Meditação transcendental auxilia na saúde cardiovascular;
5. Ela combate a depressão através do bem-estar físico e mental;
6. Meditação transcendental ajuda na libertação de vícios, como o tabaco, álcool e outras drogas;
7. Reduz a ansiedade e os níveis de colesterol ruim, além de combater a insônia e a síndrome metabólica.
Quem pode praticar?
Embora natural, a técnica requer instruções para que seja usada corretamente. Qualquer pessoa pode procurar aulas, independentemente da idade, condição física ou mental. Para isso, a Sociedade Internacional de Meditação indica o aprofundamento da técnica por meio de cursos e aulas. Foque a mente em buscar a saúde do corpo e aproveite dos benefícios da meditação transcendental.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como combater o estresse de todos os dias
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais
Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade
Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade
Guia da meditação em 3 minutos
Ter fé ajuda no tratamento de câncer?
Aprenda a identificar a depressão infantil
7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar
A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia
Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada
Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje