A correria do dia a dia nos leva, muitas vezes, a agirmos como robôs, no chamado piloto automático. As exigências são tamanhas que parecem intransponíveis. Junto a isso, aparecem as responsabilidades, desencontros amorosos e a falta de ânimo. Tudo resulta no aumento dos nossos níveis de tensão, e por fim, chegamos ao quadro de estresse.
Para recuperar o fôlego e cumprir com a rotina estabelecida, existe uma série de exercícios antiestresse que podem ser praticados, de forma a nos ajudar a vencer os desafios do cotidiano de uma forma mais tranquila e proporcionando equilíbrio entre o corpo e a mente.
Tipos de exercícios antiestresse
Muitas vezes, sequer nos lembramos de respirar de forma correta. A respiração costuma ocorrer de maneira involuntária, passando despercebida, sem que dediquemos atenção a ela. Mas você sabia que respirar é um dos exercícios antiestresse mais simples e naturais na tentativa de reduzir as tensões?
Ao respirar de forma incorreta, estamos aumentando o nosso nível tensional. O recomendável é que o ar venha a partir do peito. Então, respire fundo, inspire pelo nariz profundamente e expire através da boca e de forma lenta.
O Pilates é um método moderno de praticar exercícios antiestresse, fazendo uso de alongamentos e de atividades físicas para reeducar o movimento corporal e a postura. Ele aumenta a flexibilidade e a força muscular, além de melhorar a respiração.
Praticando caminhadas regularmente, você encontrará uma atividade física de combate ao estresse e à depressão e com vários benefícios típicos dos exercícios antiestresse. Caminhar promove o bem-estar psicossocial e estimula a libertação de neurotransmissores, como a serotonina e de endorfinas que atuam ao nível do humor e das sensações de bem-estar. Pessoas que caminham sentem menos sinais de depressão, dormem melhor à noite e ficam mais resistentes ao estresse.
Dicas de exercícios antiestresse
Algumas dicas de exercícios antiestresse podem auxiliar você no processo de retomada de energias e de alívio das tensões diárias. Elas são de fácil execução e não exigem muito tempo. Confira e pratique!
1. Durma um sono de qualidade, recuperar as energias perdidas, reforçando as defesas e o sistema imunitário. Ao acordar, espreguice-se bem antes de levantar;
2. Mova-se esticando e soltando as pernas de forma alternada, para cima e para baixo, depois girando da esquerda para direita e da direita para a esquerda. Faça o mesmo movimento sete vezes com cada uma das pernas;
3. Estenda o braço direito e mova a mão direita, para cima e para baixo, depois girando da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Repita agora com o braço esquerdo por sete vezes;
4. Simule o movimento de amassar um pão. Ponha a mão direita no ombro esquerdo e amasse em torno de sete vezes. Depois, faça o mesmo com a mão esquerda no ombro direito;
5. Feche os olhos por cerca de um minuto, sempre que puder e também pisque fortemente algumas vezes durante o dia;
6. Faça o gesto do sim e não, levante a cabeça no gesto de sim e, em seguida, no gesto de não. Repita ambos em torno de sete vezes;
7. Sorria, mas primeiro fique sério e sinta o rosto rígido. Em seguida, solte a musculatura e sorria muito.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como combater o estresse de todos os dias
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais
Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade
Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade
Guia da meditação em 3 minutos
Ter fé ajuda no tratamento de câncer?
Aprenda a identificar a depressão infantil
7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar
A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia
Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada
Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje