Dizem que é das loiras que os homens gostam mais. As mulheres, no entanto, gostam mais das loiras com cabelo platinado: o tom do cabelo é claríssimo e para isso envolve muita química na descoloração dos fios.
Técnicas do cabelo platinado
Existem muitas técnicas para se chegar ao tom do cabelo platinado, como mechas, luzes, ou até mesmo a descoloração total dos fios. É importante destacar que, para ter um belo cabelo platinado, é preciso contar com o auxílio de um ótimo profissional, pois este é um processo mais complicado e que requer muitos cuidados com os fios.
Cabelo platinado requer paciência
O processo para ficar com o cabelo platinado é lento. Provavelmente você não vá conseguir o tom desejado já na primeira sessão de descoloração. Isso vai depender da qualidade dos fios. Os cabelos de algumas celebridades que adotam o cabelo platinado podem servir de modelo para chegar ao tom desejado, mas tenha certeza que o procedimento seja seguro e a dica é não ter pressa.
Como conquistar o cabelo platinado?
A descoloração, processo para chegar ao cabelo platinado, pode ser feita com pó descolorante ou tintas clareadoras. A opção em usar cada uma delas é feita pelo cabelereiro e deverá ser feita a partir da sua cor natural.
Em cabelos mais escuros, a única forma de ter o cabelo platinado é através do pó descolorante. Ele é mais agressivo, pois retira todos os pigmentos da fibra capilar para que fique mais clara, ocasionando a abertura das escamas do fio. Através do pó descolorante é possível abrir até oito tons.
Já para cabelos mais claros ou loiros naturais que apenas querem platinar as madeixas, as tintas clareadoras podem resolver. Elas aderem temporariamente ao fio e não abrem as escamas. As tintas clareadoras só terão o efeito de cabelo platinado se o cabelo já for claro, pois tem o poder de clarear cinco tons.
Cuidados antes do cabelo platinado
É importante, antes da descoloração dos cabelos, ter alguns cuidados para que a química não seja tão prejudicial. Para isso, eles precisam estrar bem hidratados, então, 10 dias antes do procedimento é preciso ter cuidados diários de hidratação e nutrição dos fios.
No mercado, existem muitos cremes e óleos para este fim. Escolha um que seja ideal para o seu tipo de cabelo e lembre-se que, depois da descoloração, esses produtos irão mudar. Também é indicado passar um pouco do descolorante que seja usado em uma pequena mecha e perceber qual a reação. Isto é fundamental para não ter nenhuma surpresa no futuro. Algumas pessoas possuem alergia aos componentes.
Tenho o cabelo platinado. E agora?
Agora é que vem o trabalho árduo. Como o processo para se chegar ao cabelo platinado destrói a natureza dos fios, é preciso reconstruí-los e, por isso, as hidratações devem se constantes, sempre utilizando produtos especiais para cabelos quimicamente tratados.
Outro problema que atinge quem tem cabelo platinado é o efeito amarelado que pode aparecer depois de algum tempo. Para isso, existem produtos de cor roxa ou azul em forma de xampus ou de máscara de hidratação, que neutralizam a cor amarelada. O retoque da raiz deve ser feito em mais ou menos 2 semanas, mas isso vai depender do crescimento de cada fio.
Neste período entre uma descoloração e outra, é necessário preparar a fibra capilar para a próxima sessão. Por isso, se você quiser um cabelo platinado,tenha em mente que vai precisar de muita dedicação para conquistar um resultado maravilhoso para que seu cabelo não fique seco e nem quebradiço.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Saiba se o seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização
Veja 4 dicas simples para proteger seus cabelos no inverno
Preparamos 5 dicas de como cuidar de cabelos com selagem
Óleo de argan: um passo a passo para rejuvenescer seus cabelos
Cauterização capilar: conheça esta técnica de hidratação do cabelo
Grávida pode alisar o cabelo? Veja cuidados durante a gestação