Cabelos

Entenda quando a plástica capilar é opção para tratar seus fios

Por Redação Doutíssima 14/07/2014

Cada vez que vamos ao salão de beleza, uma novidade em tratamentos de cabelos aparece. Não é fácil acompanhar a evolução das técnicas aplicadas sobre os fios, por isso, veja tudo o que você precisa saber sobre a mais famosa delas: a plástica capilar.

Plástica capilar não precisa de bisturi

A plástica capilar é, na verdade, uma requeratinização dos fios. Com os processos químicos ou o excesso de exposição ao sol, os cabelos ficam fracos e quebradiços. Isso devido à falta de queratina – um dos principais componentes do cabelo.

plastica-capilar

A plástica capilar é uma técnica que promove a revitalização dos cabelos. Foto: Shutterstock

Plástica capilar recupera os fios

A plástica capilar é uma técnica que promove a revitalização dos cabelos, recuperando os fios danificados, através da reposição desta proteína.

Os fios de cabelos são compostos por diversas escamas, que, devido à ação de agentes externos, acabam perdendo seus nutrientes naturais, deixando os fios opacos e sem vida.

Enquanto a hidratação busca repor a água que é perdida, atuando apenas na parte superficial do fio, a plástica capilar tem o objetivo de preencher os fios com queratina, selando estas escamas e suavizando as pontas duplas.

Durante a aplicação, o produto penetra de forma profunda nas escamas dos cabelos e, com a ajuda da chapinha, ele fica preso na fibra capilar, pois as cutículas dos fios fecham com o calor.

Indicações da plástica capilar

Ao contrário do que muita gente pensa, a plástica capilar não é uma progressiva. Isso porque o poder de hidratação deixa os cabelos mais sedosos e aparentando serem mais lisos.

Apesar de ser indicada para qualquer tipo de cabelo, a plástica capilar só terá efeito em fios extremamente secos e que apresentam quebra. Em cabelos nos quais os fios são saudáveis, o excesso de queratina pode deixar os fios mais grossos e ásperos, e isso terá um efeito ruim: facilitará a quebra. Por isso, mesmo em cabelos danificados, a plástica capilar só pode ser feita 30 dias depois do primeiro procedimento.

Plástica capilar pode ser feita em casa

Se você quiser recuperar os seus cabelos através da plástica capilar, saiba que este procedimento pode ser feito em sua própria casa. Porém, a sua forma caseira não terá o mesmo resultado de uma plástica capilar feita por um profissional especializado. Para fazer, você vai precisar dos seguintes produtos:

– Shampoo antirresíduos;

– Máscara reconstrutora;

– 1 ampola de semi di lino;

– Queratina líquida;

– Secador;

– Chapinha

Como fazer: primeiro, lave os cabelos com o shampoo anti-resíduos. Depois, seque os cabelos até que fiquem apenas úmidos. Então, faça a aplicação de uma mistura da máscara reconstrutora, da ampola de semi di lino e da queratina.

Se você tem cabelos curtos, use apenas 5ml; se você tem cabelos médios, 10ml bastam; mas, se você tem cabelos longes, são necessárias 15ml. Depois, termine de secar os cabelos com o produto nos fios. Quando o cabelo estiver seco, use a chapinha em todo o cabelo, mecha por mecha.

Se você achar que o aspecto ficou pesado, depois que o cabelo já estiver frio, você pode lavar apenas com água, secar e usar a chapinha para finalizar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Verão 2014: Abuse de produtos naturais para o cabelo

Guia da selagem de cabelo

Cabelo preso: veja penteados da moda para usar neste inverno

Problemas com o cabelo crespo? Aprenda como cuidar de suas madeixas e potencialize sua beleza

Seu cabelo oleoso também não tem volume? Chega de sofrer: 10 dicas para dar volume a cabelos oleosos

Cuidar do cabelo cacheado dá trabalho, mas o resultado é recompensador!

Aprenda a fazer a escova marroquina com várias aplicações

Hidratação para cabelos é fundamental para manter o brilho e a saúde

Qual vitamina para queda de cabelo é mais eficiente?

Escova definitiva altera a estrutura dos fios deixando seu cabelo liso