A impotência sexual é um dos assuntos mais difíceis para os homens e muitos recorrem a ervas medicinais para tratar esta disfunção. Um exemplo é a marapuama, planta nativa da Amazônia brasileira.
Tradicionalmente, a casca e a raiz têm sido usadas por tribos indígenas para tratar reumatismo, problemas neuromusculares, desconforto gastrointestinal, influenza, além das disfunções sexuais.
Porém, esta erva é mais conhecida por suas qualidades afrodisíacas e entre seus nomes comuns está o “viagra da Amazônia”. Em algumas regiões do País, o chá de marapuama fresco é aplicado diretamente nos órgãos genitais, para agir como um afrodisíaco natural.
Marapuama mantém a ereção por mais tempo
A planta parece ter dois efeitos no organismo: o aumento da libido e o tempo da ereção. Isso se explica pela grande quantidade dos componentes, pois é rica em esteróis naturais, que ajudam na construção de hormônios, como a testosterona.
Também estão presentes inúmeros outros produtos químicos e óleos voláteis como a cânfora, que ajuda a restaurar o impulso sexual e a libido. O segundo efeito, a ereção, pode ser devido à sua ação na circulação.
A melhor forma de consumi-lo é como um chá, mas ela é mais eficaz se for usada como tintura. Use a tintura com uma pequena quantidade de água morna, já que isso auxilia a absorção dos taninos terapêuticos.
Outros benefícios da marapuama
A marapuama contém uma resina que não é facilmente solúvel em água, assim, cápsulas e chás não funcionam tão bem como tinturas. Mas a marapuama não é eficaz só como afrodisíaco, veja quais são os outros benefícios para a saúde desta planta.
1. Aumenta o desempenho físico
Homens e mulheres de todas as idades, historicamente, começaram a usar as ervas para aumentar o desempenho físico, e a marapuama não é exceção. No Brasil, a erva é considerada um tônico natural para o desempenho físico e atlético, e é frequentemente usada para combater a fadiga.
2. É bom para cérebro
Um dos fatores que contribui, e muito, para um aumento da energia e do desejo sexual é manter uma mente sã. Estudos demonstram que animais pesquisados têm mostrado que o extrato de marapuama pode melhorar a função cognitiva, muitas vezes em menos de duas semanas.
3. Promove resposta saudável ao estresse
Pessoas que tem a responsabilidade de equilibrar vida familiar com a vida profissional geralmente sofrem como estresse constante. Muitos estudos mostram que o estresse pode afetar negativamente o sistema imunológico, o açúcar no sangue e os níveis de insulina.
Com isso, a marapuama pode ser útil para reduzir a ansiedade, algo que pode diminuir significativamente o estresse emocional e mental.
Saiba mais
Muitos especialistas em medicina natural indicam que todas as partes da árvore podem ser usadas como alimento e medicamento, mas se concentram principalmente na casca e raízes para fazer um chá usado para tratar reumatismo, fortalecer o coração, e promover a saúde intestinal.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!