Atenção mulheres! Você sabia que a diferença do sabonete íntimo para o sabonete normal está no seu pH? Os sabonetes comuns tem pH básico ou neutro, enquanto que o íntimo possui um pH ácido, que mantém o pH vaginal ácido.
Tal acidez é importante para a manutenção da vida de microrganismos e de lactobacilos que habitam a região e que cumprem papel fundamental na proteção da região íntima feminina contra possíveis infecções.
Há quem acredite que a vagina não necessite de um sabonete íntimo especial. Considerando a sua região interna, isso é realmente verdadeiro. Contudo, a vulva, parte externa dos órgãos genitais, precisa de todo o tipo de cuidado de higiene. É importante que a limpeza na área seja feita, ao menos, uma vez ao dia.
Quando usar o sabonete íntimo
Algumas situações, como o estresse, a baixa resistência ou até mesmo o desequilíbrio hormonal causado pela aproximação da menopausa, podem causar um desbalanceamento do pH no organismo, predispondo o surgimento de infecções. Por isso, o sabonete íntimo pode ser usado todos os dias, inclusive no período menstrual e durante a gravidez.
No entanto, o sabonete líquido não deve ser usado nas partes genitais internas, porque a mucosa, tecido que reveste a vagina internamente, é mais sensível a esse tipo de substância e a chance de reações alérgicas é muito grande.
O sabonete íntimo pode e deve ser utilizado após a depilação. Procure sempre produtos clinicamente aprovados por dermatologistas e ginecologistas, dando preferência aos hipoalergênicos. Pesquisas atuais comprovam os benefícios do sabonete líquido íntimo, derrubando o mito de que ele não pode ser usado diariamente.
Mitos e verdades sobre sabonete íntimo
O sabonete íntimo não elimina odores desagradáveis. O cheiro forte na região genital está relacionado a problemas genitais, como o corrimento. Por isso, o produto não tem o poder de eliminá-lo e só irá disfarçar o odor por alguns minutos. Nestes casos, a pessoa deve procurar um especialista para tratar de uma possível doença.
O sabonete íntimo oferece menos riscos de alergia. Como a composição do produto é específica para a área genital, ele oferece proteção sem irritação. Todos os componentes presentes na formulação do produto são mais leves.
O uso do sabonete íntimo também evita a proliferação de fungos e bactérias pela região íntima da mulher. Além disso, os sabonetes não prejudicam os lactobacilos responsáveis por proteger a região vaginal. Essas bactérias, conhecidas como lactobacilos de Dorderlein, evitam a proliferação dos germes causadores de infecções vaginais. Já os sabonetes comuns, principalmente os que não são neutros, podem eliminar os lactobacilos e deixam a saúde íntima mais exposta.
Algumas pessoas pensam que o sabonete íntimo não pode ser usado durante a menstruação, o que não é verdade. Conforme a opinião de ginecologistas, não há nenhuma contraindicação para o seu uso no período. Também o produto não oferece riscos quando usado durante o ciclo menstrual, porque vai sempre acompanhar o pH apresentado pela vagina.
Por fim, fique atenta! O sabonete íntimo não é um sabonete antibactericida. Aliás, estes são vetados para a região vaginal, pois podem combater as bactérias de superfície (pele e mucosa). Se usados na região genital, podem destruir os lactobacilos de proteção e aumentar o risco de infecções e irritações na vagina.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?
Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar
Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez
Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?
Corrimento com mau cheiro: como tratar
Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde
Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento
Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro.
Bill gates investe na camisinha do futuro
Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?
Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer