Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: décima sexta semana de gestação

Por Redação Doutíssima 20/02/2014

décima sexta semana de gestaçãoChegamos à décima sexta semana de gestação! Entre a descoberta da gravidez e essa semana, o tempo passou muito rápido. Normalmente, a gestante já está com uma barriguinha charmosa e já pode até ter descoberto o sexo do seu bebê! Você já passou por inúmeras alegrias, dúvidas e tomadas de decisão mesmo que não esteja nem mesmo na metade da gravidez. Mas fique calma e saiba se cuidar porque você ainda passará por muitas dessas situações ao longo das próximas semanas. Continue atenta à sua saúde e ao desenvolvimento do feto durante à décima sexta semana de gestação. Veja mais à seguir.

 

O desenvolvimento do bebê na décima sexta semana de gestação

 

Sua gravidez está entrando em um período de grande importância. Isso porque à partir da décima sexta semana de gestação até as três semanas seguintes seu bebê vai se desenvolver à toda velocidade. Ele passa por um estirão, vai dobrar de peso e crescer muitos centímetros nesse período.

décima sexta semana de gestaçãoNa  décima sexta semana de gestação, o bebê tem seus sistemas circulatório e urinário já bem formados e em condições de funcionar. Os pulmões do bebê inalam e exalam líquido amniótico. Ele respira oxigênio pelo cordão umbilical.

A propósito, o cordão umbilical será o primeiro brinquedo do seu bebê. Ele tende a se divertir apertando e puxando o cordão, o que diminui o nível de oxigênio que ele recebe. Mas o bebê não se prejudica com essa brincadeira, não se preocupe.

 

A gestante na décima sexta semana de gestação

 

Não é só o seu bebê que está esticando à cada dia. A barriga da gestante também está se alargando, tanto interna como externamente na décima sexta semana de gestação. Para se adaptar ao crescimento do bebê, as paredes da pelve e os ligamentos dos dois lados do útero crescem. É normal você sentir um pouco de desconforto nessa área, mas se você sofrer com dores por muitos dias, converse com seu médico.

Na décima sexta semana de gestação, seus seios também começam a crescer bastante. A grávida pode precisar de sutiãs maiores, o que faz a alegria de muitas mulheres. A elasticidade da pele é muito importante nessa fase. Preocupe-se em cuidar da sua pele para evitar as inconvenientes estrias. O segredo é hidratar bastante a pele, principalmente nas áreas que se alargam como a barriga e os seios. Passe hidratante ou óleos ao menos uma vez por dia, após o banho.

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação