Especialidades

Conheça mais sobre as arritmias cardíacas flutter atrial e fibrilação: causas, sintomas e tratamentos

Por Redação Doutíssima 08/05/2014

O flutter atrial e fibrilação atrial são dois tipos de arritmias cardíacas originadas nos átrios – câmaras cardíacas superiores e menores do coração. Eles podem ser de ocorrência aguda, permanente ou persistente. É um tipo comum de anormalidade nos batimentos cardíacos, na qual o ritmo das batidas do coração é rápido e irregular.

A classificação aguda do flutter atrial e fibrilação ocorre em casos com duração inferior a sete dias, onde o ritmo normal dos batimentos cardíacos é espontâneo. A ocorrência permanente, por sua vez, são os casos superiores há sete dias.

Flutter atrial e fibrilação podem ser de forma aguda, permanente ou persistente. Foto: Shutterstock

Flutter atrial e fibrilação podem ser de forma aguda, permanente ou persistente. Foto: Shutterstock

Já entre os casos persistentes se enquadram os permanentes que não responderam às tentativas de restabelecimento do ritmo cardíaco normal por meio de cardioversão química ou elétrica.

Causas de flutter atrial e fibrilação

Afinal, o que causa o flutter atrial e fibrilação? Para bombear todo o sangue necessário para o corpo sem se desgastar muito, normalmente, as quatro cavidades do coração se contraem de maneira organizada.

Na fibrilação atrial, o impulso elétrico do coração não é regular. Isto faz com que os ventrículos se contraiam de maneira anormal, levando a um pulso irregular. Como resultado, o coração não consegue bombear o volume de sangue que o corpo precisa. No caso do flutter atrial, os ventrículos batem rápido, mas de maneira regular.

O flutter atrial e fibrilação atrial podem afetar homens e mulheres, mas a doença é mais comum em pessoas idosas. O consumo excessivo de álcool, a insuficiência cardíaca, a asteroclerose coronariana, a cirurgia cardíaca, a hipertensão, o hipertireoidismo e a pericardite também podem ocasionar estas arritmias.

Principais sintomas da doença

Às vezes, o nosso coração não está batendo no nível normal e não sabemos, especialmente, se trata-se de uma condição crônica. Os sintomas de flutter atrial e fibrilação podem incluir sensação de pulso rápido, acelerado, intenso, agitado, irregular, ou lento demais, palpitações,falta de ar, confusão, vertigem, tontura, desmaio, fadiga e perda da capacidade de se exercitar.

Os sintomas podem aparecer e desaparecer rapidamente. Isto ocorre por que o flutter atrial e fibrilação podem parar ou iniciar a qualquer instante.

Tratamento

Em casos de emergência, o tratamento para estas arritmias pode envolver choques elétricos em um hospital para o ritmo do coração voltar ao normal. O flutter atrial e fibrilação atrial também podem ser tratados por meio de medicação, sendo usada de duas maneiras: uma para desacelerar o batimento irregular e outra para impedir que a arritmia retorne.

Muito pacientes continuam com os sintomas da doença mesmo tomando os medicamentos. Por isto, deve-se ter o acompanhamento de um profissional especializado.

Um exame chamado ablação cirúrgica por radiofrequência também pode ser usado para destruir áreas do coração que estejam causando os problemas de ritmo. Os procedimentos de ablação cardíaca são realizados em um hospital por uma equipe qualificada. Este método geralmente é usado quando os medicamentos não estão combatendo os sintomas e estejam causando efeitos colaterais graves ou em situações de emergência. Como cura para pacientes com flutter atrial e fibrilação atrial, se recomenda a utilização de marca-passo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Entenda quais são os riscos da hipertensão arterial no idoso e saiba quais são os tratamentos mais comuns

Como tratar a hipertensão e viver melhor

Conheça as causas incomuns de hipertensão

Não brinque com coisa séria: saiba quais são os principais remédios para pressão alta

Dicas simples que fazem a diferença: conheça hábitos saudáveis que podem ajudar a baixar a pressão

Viva mais saudável! Muda sua alimentação e faça exercícios para controlar a pressão arterial

Pressão arterial pode estar associada ao mal de Alzheimer

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Riscos cardíacos analisados ​​através dos cabelos

Facebook x Felicidade: verdade ou mentira?

Por que vivemos em uma constante busca pela felicidade?

Envelheça bem: centenários são mais felizes

8 passos para ser mais feliz

20 Maneiras simples de ser feliz

5 Alimentos que te deixam mais feliz

Mau humorada? Siga estas dicas e seja mais feliz!