Estética

Massagem: aprenda a fazer drenagem linfática nos ombros e nos braços e faça você mesmo seus tratamentos estéticos!

Por Redação Doutíssima 12/05/2014

Com certeza você já ouviu falar sobre drenagem linfática. Este é um tipo de massagem que ficou muito popular um tempo atrás e não saiu mais de moda. Além de toda a parte estética e de redução de medidas que a drenagem linfática promete, a massagem também ativa e melhor o funcionamento do sistema linfático, que está diretamente ligado ao sistema circulatório.

Quando a linfa não trabalha direito, ela deixa de recolher resíduos, causando dor e inchaço em diversas partes do corpo. A drenagem linfática é toda feita com pressão e movimentos circulares, deixando o corpo muito mais relaxado e menos dolorido – mesmo que na hora ela possa causar um pequeno incomodo, mas isso é comum de todo tipo de massagem.

Drenagem linfática nos ombros inicia com movimentos de escada com os dedos. Foto: Shutterstock

Drenagem linfática nos ombros inicia com movimentos de escada com os dedos. Foto: Shutterstock

Como fazer a drenagem linfática

Para fazer a drenagem linfática nos ombros, passe um pouco de óleo e faça movimentos de escada com os dedos, apertando não muito forte com a ponta dos dígitos, um depois do outro, na altura do trapézio. Desça até quase o ombro e volte fazendo movimentos circulares até o pescoço. Repita algumas vezes.

Essa região normalmente é a mais afetada pelo efeito do estresse, fazendo com que, de modo involuntário, acabamos por contrair os ombros e o pescoço.

Também é bom, durante a drenagem linfática, usar uma toalha morna para auxiliar no relaxamento do corpo. Quando a primeira parte do trapézio estiver pronta, coloque a mão abaixo do maxilar, próximo a orelha e pressione.

Vá descendo a mão, sem tirar a pressão (cuidado com a força) como se estivesse empurrando uma pequena bola que estava ali. Leve está bolinha imaginária até a região abaixo do braço, na axila. Ali, existe uma linfa. Esse movimento pode ser repetido três vezes.

Para fazer a drenagem linfática na área dos braços, é melhor se você estiver deitado. Levante um braço e com o outro, vá puxando, desde o pulso, outra pequena bola imaginária em direção à axila. Repita os movimentos em ambos os braços até três vezes.

Apoio profissional

Claro, sempre há a opção de fazer a drenagem linfática em uma casa de massagens. Ela cansa menos e relaxa mais. O massagista faz a técnica no corpo inteiro e a sensação de relaxamento é muito maior. Porém, cuidado: pergunte ao médico se você pode fazer este tipo de tratamento, mesmo que seja estético.

A drenagem linfática mexe bastante com o sistema circulatório e pessoas com problemas de trombose (coágulos sanguíneos em veias espalhadas pelo corpo) não podem fazê-la. Mas isso só se aplica em casos específicos e uma automassagem na região dos ombros e braços não vai fazer tanto mal.

Há também quem faça drenagem linfática para a perda de medidas, razão para a qual ela é realmente muito útil. Boa parte da retenção de líquido gerada por uma grande quantidade de sódio no corpo, por exemplo, é eliminada.

A drenagem linfática também é indicada em casos de pós-operatórios e depois de cirurgias estéticas, como lipoaspiração e implante de silicone. Vale lembrar que a drenagem linfática é a massagem completa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite