Você já pensou em perder peso pedalando? Além disso, já pensou em todos benefícios que o andar de bicicleta traz para a sua saúde e para o meio ambiente? Andar de bicicleta deixou de ser apenas uma atividade de lazer. Sobre o veículo de locomoção menos poluidor, você pode estar pedalando para a promoção de uma vida mais saudável.
Existem ao menos sete razões para apostar na bicicleta. Escolha entre começar a contar agora mesmo ou durante as pedaladas: a prática colabora para a manutenção do peso ideal, para a melhora da função respiratória, para a redução da ansiedade e da depressão, para o fortalecimento muscular, para regularizar os níveis de colesterol no sangue, para que você tenha um sono melhor e, por fim, para prevenir distúrbios cardíacos.
Os benefícios de andar de bicicleta
Tirar a bicicleta da garagem é sempre uma boa ideia para cuidar da sua saúde. Andar de bicicleta amplia a resistência cardiovascular, diminuindo a taxa de mortalidade cardíaca, aumentando a densidade óssea e mantendo os valores de consumo de oxigênio.
A prática também ajuda a perder peso, porque o gasto calórico aumenta ao pedalar. Além disso, ela fortalece os músculos dos membros inferiores, como os da panturrilha, que é considerada o nosso segundo coração ou coração venoso periférico.
Além da panturrilha, ao andar de bicicleta, o ciclista consegue trabalhar, em um mesmo exercício, diferentes musculaturas, como quadríceps, a musculatura posterior da coxa, os glúteos, a musculatura abdominal e extensores da coluna. Incluem-se também os músculos do ombro, braço e antebraço.
Comece a andar de bicicleta
Para começar a andar de bicicleta, além de consultar um médico e fazer exames clínicos, é preciso estar atento a alguns cuidados. Uma bicicleta mal ajustada ou um erro de postura pode causar sobrecarga mecânica e, consequentemente, provocar dores na coluna lombar, cervical, joelhos, tornozelos e pés, assim como formigamento nas mãos.
Antes de andar de bicicleta, é fundamental que o ciclista faça uma revisão periódica no veículo, verificando e corrigindo não só os freios e a calibragem dos pneus, como possíveis folgas das suas partes móveis, como a roda, a caixa de direção e os pedais.
Manter-se hidratado é uma das recomendações básicas a serem seguidas. Também é importante criar o hábito de andar de bicicleta ao menos três vezes por semana, durante cerca de 20 a 40 minutos por dia – isso tudo dependendo da sua condição física e idade.
Outra dica é que ao andar de bicicleta, o ideal é que o selim esteja na horizontal, para evitar dormência na virilha. O importante é que o quadril não oscile durante a pedalada.
Cabe lembrar que a bicicleta é um veículo e que, ao andar de bicicleta, deve-se observar as regras de trânsito pertinentes. Uma delas prevê usar roupas claras e reluzentes no caso de pedalar à noite. Somado a isso, é mais seguro colocar uma luz traseira conectada à bicicleta, para que seja visto à distância.
Usar a ciclovia ou ciclofaixa é uma conduta prevista em lei. Quando este tipo de espaço não existir, pode-se usar o acostamento ou a faixa de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como combater o estresse de todos os dias
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais
Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade
Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade
Guia da meditação em 3 minutos
Ter fé ajuda no tratamento de câncer?
Aprenda a identificar a depressão infantil
7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar
A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia
Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada
Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral
Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida
Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje