Seu dia a dia anda complicado e estressante? Como diz aquela expressão bastante comum: não está fácil para ninguém. É pressão em casa e no trabalho, ou mesmo a caminho dele, já que o trânsito congestionado só complica ainda mais a situação. Antes de pedir socorro a medicamentos, experimente calmantes naturais para aliviar a sua tensão.
Vantagens dos calmantes naturais
Diferente de remédios ansiolíticos, receitados por médicos para tratar transtornos psiquiátricos, os calmantes naturais são menos agressivos ao organismo e podem ser opção quando um quadro grave de estresse ainda não está instalado.
Os calmantes naturais são especialmente indicados para o mundo atual, no qual a jornada dupla – ou até tripla – de trabalho tem levado as pessoas à exaustão física e psicológica.
Os calmantes naturais atuam de forma a amenizar estes sintomas, mas também são válidos como alternativa de evitar a evolução do quadro para transtornos mais sérios. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de casos graves de depressão aumenta a cada ano. Só no Brasil, estima-se que 10% da população tenha este diagnóstico.
Aprenda a preparar calmantes naturais
Como ninguém está livre de um dia de fúria, os calmantes naturais surgem como uma excelente opção para chegar em casa e relaxar. Além de outros benefícios que estes ingredientes podem gerar ao organismo, eles farão seu coração desacelerar e permitirão uma noite de repouso completo, com um sono revigorante. Confira 3 receitas de calmantes naturais:
1. Chá de maracujá: fazer uso do maracujá é um dos métodos poderosos de calmantes naturais. Embora consumir a fruta possa ajudar no processo de relaxamento, nossa sugestão é pelo chá, feito a partir da infusão de folhas de maracujá.
Para preparar, ferva uma xícara de água, acrescente uma colher pequena de folhas de maracujá e a mesma quantidade de outra erva calmante, como a melissa ou a erva cidreira. Deixe em infusão por alguns minutos antes de beber. Consuma uma xícara até três vezes por dia.
2. Chá de erva cidreira: a erva é bastante utilizada em vários calmantes naturais e também pode ser empregada para aliviar dores de cabeça. Se preferir, faça o seu chá com melissa, citronela ou capim limão, também conhecido como falsa erva cidreira. Todos eles podem funcionar como calmantes naturais.
Para fazer o chá, ferva uma xícara de água, junto uma colher grande de folhas de cidreira picadas e o deixe em infusão, tampado, por cerca de 10 minutos. Em seguida, basta coar e beber. Assim como o chá de maracujá, tome no máximo três xícaras por dia.
3. Chá de camomila: outro campeão dos calmantes naturais, a camomila é uma das ervas mais utilizadas para aliviar a ansiedade e o estresse de um dia difícil, além de ter várias outras aplicações.
Comece a prepare o chá ao ferver uma xícara de água. Em seguida, coloque o chá de camomila com sementes, flores e folhas. Se preferir, pode utilizar a versão comprada em mercado, diretamente em caixinhas. Após infusão por cinco minutos, coe (se necessário) e beba.
Este líder dos calmantes naturais está liberado para consumo várias vezes ao dia. Além do seu poder tranquilizante, também atua no controle de sintomas estomacais gerados pelo estresse, como enjoo e dor de estômago.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos
Insônia na gravidez: o que fazer?
10 Dicas para dormir bem todas as noites
Alimentos que te ajudam a dormir bem