A batida na cabeça pode acontecer na limpeza da casa, ocorre durante a prática de algum esporte, como o futebol, ou em algum acidente de trânsito, por mais leve que seja. Também durante um passeio, e por motivo de distração, ou mesmo ao dormir, em uma situação em que rolamos e caímos da cama.
Ocorrências de batida na cabeça
Independentemente do ambiente, da atividade ou do nosso estado, há uma verdade que não pode ser afastada: estamos todos, sempre, sujeitos a uma batida na cabeça. Por esta razão, saber como socorrer uma vítima é fundamental.
Impactos da batida na cabeça
A batida na cabeça, cujo nome tecnicamente correto é trauma crânio-encefálico (TCE), pode ser banal e não ter maiores desdobramentos – e, assim, não gerar muita preocupação à vítima ou aqueles que estão com elas.
Mas a batida na cabeça pode ser um pouco mais grave e apresentar perigos. Nestes casos, é importante saber o que fazer para que a vítima não apresente maiores complicações.
Batida na cabeça sem maiores complicações
Os médicos consideram que a batida na cabeça que não merece maior atenção é aquela que causa apenas uma dor momentânea. Esse tipo de batida na cabeça não é motivo para se preocupar. Nesses casos, as dicas de socorro são simples:
1. Caso a batida na cabeça tenha sido leve, e a pessoa sinta apenas um pouco de dor, é recomendável que se coloque gelo no local para evitar o inchaço que provavelmente irá aparecer.
2. Se você conhece a vítima da batida na cabeça, poderá também ministrar-lhe alguns analgésicos para ajudar na dor, mas sempre prestando atenção a eventuais alergias que a pessoa possa ter.
Batida na cabeça com riscos
E quando a batida na cabeça merece maior atenção? Como identificar? Como socorrer? Especialistas indicam que a batida na cabeça merece uma maior atenção quando algum dos seguintes sintomas for apresentado pela vítima:
– Perda de consciência, mesmo que momentânea e rápida, e a dificuldade de recuperá-la totalmente;
– Dor de cabeça que aumenta, ao invés de diminuir;
– Apresentação de náuseas e vômitos;
– Aparecimento de um quadro convulsivo;
– Alguma alteração neurológica – dificuldade na fala, por exemplo.
Relembre-se: a vítima da batida na cabeça não precisa apresentar todos esses sintomas, mas apenas algum deles, para que seu caso exija maior atenção.
E como proceder nesses casos de batida na cabeça mais graves? Necessariamente a vítima deverá ser levada até um hospital para um estudo minucioso de um médico, com a realização de exames.
No entanto, alguns primeiros socorros podem ajudar na assistência inicial. Confira abaixo quais são esses procedimentos para as vítimas de batida na cabeça:
1. Em primeiro lugar, se a batida na cabeça foi muito forte, poderá haver alguma lesão na coluna cervical da vítima. Assim, é extremamente importante que essa pessoa evite se mexer até a hora de chegar o socorro médico, que poderá avaliar a situação e, se for o caso, transportar a vítima de maneira adequada.
2. Caso a batida na cabeça tenha ocasionado sangramento – ocorre quando se bate a cabeça em objetos com ponta -, o ideal é tentar evitar o sangramento. Para isso, utilize uma gaze e faça pressão na área. Evite o uso do algodão, porque ele solta muitas fibras e, na hora de fazer a higienização do local, poderá haver uma perda desnecessária de tempo nessa atividade.
3. Não é recomendável dar às vítimas de batida na cabeça líquidos ou alimentos logo após o choque. Além disso, é bastante importante mantê-la acordada por um tempo para avaliar de forma bem detalhada os sintomas que podem indicar que a batida na cabeça tenha sido grave e, assim, mereça atenção médica.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Engasgamento exige socorro rápido. Veja como ajudar a vítima
Entenda como ajudar uma pessoa em crises de vertigem e tontura
Leptospirose: como socorrer uma vítima da doença do rato
Vertigem pode gerar problemas mais sérios. Entenda
O que fazer diante de um desmaio? Veja dicas de socorro
Veja dicas de primeiros socorros para casos de ataques epiléticos
Nada de pânico: saiba o que fazer em casos de sangramento nasal?
Primeiros socorros: como agir em caso de urgência. Tire suas dúvidas sobre o pode ou não ser feito
Saiba o que fazer: aprenda como agir diante de uma fratura exposta antes do socorro chegar