Dieta > Receitas

Simples e rápida: aprenda a fazer uma dieta para desintoxicar

Por Redação Doutíssima 27/05/2014

Se você abusou nos últimos dias é hora de dar uma ajudinha para o seu organismo. Aprenda a fazer uma dieta para desintoxicar e fique melhor 

 

dieta para desintoxicar

 

Os alimentos intoxicantes, como o açúcar refinado, gorduras e produtos industrializados, entre outros, além dos vícios de beber e fumar, são causadores de vários processos inflamatórios no organismo, impedindo-o de exercer as suas funções adequadamente.

Uma dieta anti-inflamatória, também conhecida como dieta detox, é um bom começo para as pessoas que querem ou precisam mudar os hábitos alimentares. Ela ajuda a eliminar as impurezas e as toxinas do organismo, de forma natural e saudável.

Porém, não existe uma dieta para desintoxicar definitiva e é aconselhável procurar um especialista, que vai recomendar o cardápio adequado. Lembrando, ainda, que a restrição alimentar de determinadas substâncias, por período prolongado, pode oferecer prejuízos ao organismo. Conheça alguns alimentos que podem fazer parte da sua dieta para desintoxicar.

 

Alimentos de uma dieta para desintoxicar

 

Abacaxi: é rico em fibras, vitaminas A, B1 e C, betacaroteno, celulose, magnésio, manganês, cobre, ferro, potássio e bromelina. Entre os benefícios do abacaxi, estão: promove a saciedade, facilita a digestão, melhora a função intestinal, regula a atividade muscular cardíaca, atua na quebra de gorduras dos alimentos, auxilia na purificação do sangue e também é um excelente diurético.

Dica: Por ser uma fruta ácida, o abacaxi não deve ser consumido por pessoas com problemas de refluxo gástrico, gastrite e úlcera.

 

Laranja: excelente fonte de vitamina C, a laranja oferece melhores condições para os sistemas digestivo e circulatório, auxilia na manutenção da defesa do organismo e na beleza da pele, combate o colesterol e controla a pressão sanguínea. O bagaço da laranja é rico em fibras e pectina, um polissacarídeo que também tem função importante na digestão e ajuda a impedir que o organismo absorva e armazene gorduras.

Dica: O suco de laranja deve ser tomado imediatamente após o seu preparo, para não perder as suas propriedades.

 

Limão: é um fruto cítrico que contém: vitaminas A, B6 e C, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, ácido fólico, ácido pantotênico, e riboflavina. Oferece vários benefícios ao organismo, como: reduz a pressão arterial, auxilia na digestão, ajuda a diminuir os níveis de colesterol, previne alguns tipos de câncer, protege contra os efeitos dos radicais livres, é antibacteriano, adstringente e antiviral.

Dica: Substitua o vinagre por limão no tempero de saladas e carnes.

 

Couve: contém vitaminas, enzimas e minerais e alguns dos seus benefícios são: auxilia na beleza da pele, ajuda a regular o metabolismo, a aumentar a disposição e a eliminar as células antioxidantes.

Dica: Bata no liquidificador 3 folhas de couve com o suco de três laranjas e tome em torno de 3 copos diários.

 

Chás desintoxicantes

 

Entre os chás que ajudam a eliminar as substâncias prejudiciais acumuladas no organismo, estão: alecrim, camomila, carqueja, cavalinha, centelha, erva-doce e sávia. Essas ervas reduzem a formação de gases, auxiliam na prevenção de doenças, ajudam o funcionamento do intestino e dos rins e a melhorar a aparência da pele.

Dica: as pessoas que têm problema de gastrite e também as gestantes devem consultar o médico antes de consumir estes chás.

Substitua os doces e os lanches intermediários por frutas e chás desintoxicantes. Tome em torno de 2 litros de água por dia e pratique alguma atividade física. Boa sorte!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite