Nutrição

Você sabia que dormir bem pode controlar o gene da obesidade?

Por Redação Doutíssima 02/06/2014

Você sabia que dormir menos de seis horas por noite altera a atividade de centenas de genees, incluindo o gene da obesidade? Dormir pouco e manter esta condição durante dias seguidos altera a atividade de centenas de genes essenciais para a saúde, como os ligados ao estresse e ao retorno imunológico, além do gene da obesidade.

Pessoas que dormem menos de seis horas por dia costumam revelar mudanças importantes na atividade dos genes que regulam o sistema imune. Isso ocorre também com relação ao metabolismo, o ciclo do sono e a resposta ao estresse, sugerindo que a falta de sono possa ter um impacto grande no bem-estar em longo prazo.

Sono em qualidade e em quantidade insuficientes pode afetar gene da obesidade. Foto: Shutterstock

Sono em qualidade e em quantidade insuficientes pode afetar gene da obesidade. Foto: Shutterstock

Estas mudanças, que afetam mais de 700 genes, incluindo o gene da obesidade, podem explicar mecanismos biológicos que aumentam o risco de uma série de doenças. Dentre elas, estão os problemas cardíacos, o diabetes, a obesidade, o estresse e a depressão.

O que se observa em tudo isso é uma indicação de que perturbações do sono ou restrição de sono fazem mais do que deixar você cansado. Estudos sugerem que, quem dorme menos de cinco horas por noite, tem um risco 15% maior de morte por qualquer causa do que quem dorme bem.

As mudanças nos genes que controlam o metabolismo, como o gene da obesidade, podem exacerbar condições como diabetes ou obesidade, enquanto problemas nos genes que regulam a resposta inflamatória do corpo podem ter impacto em doenças cardíacas.

Sono e o gene da obesidade

Sabendo da alteração dos genes, principalmente em se tratando do gene da obesidade, é importante salientar que dormir o suficiente deve estar aliado a uma boa dieta e à prática de exercícios físicos. Conheça alguns benefícios do sono e de como dormir bem ajuda você a reduzir a sua cintura:

1. Você come menos: dormir afeta os níveis do hormônio leptina, regulador da fome e ajuda o seu corpo a entender que está satisfeito. Também afeta a grelina, que estimula o apetite. Se você não dorme o suficiente, diminui os níveis da leptina enquanto eleva os níveis de grelina, o que leva ao exagerar na comida. Estudos comprovam que mulheres que não dormiam o suficiente, comiam uma média de 300 calorias a mais do que aquelas que tinham um sono adequado. Daí a influência no gene da obesidade;

2. Redução da gordura abdominal: a ansiedade e o estresse são dois dos colaboradores principais da gordura abdominal. Tendo uma boa noite de sono, você estará combatendo os dois;

3. Genes de gordura: mulheres que dormem de sete a nove horas por noite pesam menos que aquelas que dormem pouco. Pesquisadores acreditam que aquelas que dormiam menos de sete horas por noite, ou, curiosamente, mais de nove, foram mais afetadas por alguma predisposição genética, relacionadas ao gene da obesidade, para possuírem excesso depeso.

4. Mais energia: se você não teve uma boa noite de descanso, então, está menos propenso a ter energia para enfrentar a malhação do dia. E, como exercícios ajudam no seu sono, renovar seus hábitos de sono podem ser o início de um ciclo benéfico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite