Quando as crianças são menores, três momentos em especial do dia se tornam uma batalha para os pais: normalmente a hora da refeição, o tão temido banho e a hora de ir para a cama.
Antes, os adultos já podiam alegar que dormir cedo fazia bem à saúde. Agora, eles contam com uma benefício a mais para argumentar com seus filhos: dormir bem ajuda no aprendizado. Esta informação reforça a ideia de que a criança necessita de uma hora estipulada de ir para a cama, mas não apenas ela. A recomendação se estende aos adolescentes e até para os adultos.
Por que dormir bem ajuda no aprendizado
Dormir bem ajuda no aprendizado porque há uma relação direta entre o ensino e a qualidade e as horas de sono que a pessoa tem. Quanto melhores forem as horas dormidas, melhor será o rendimento cerebral e a atenção da pessoa durante o dia seguinte.
Outro fato bastante interessante é o fato de que a conhecida “soneca” também auxilia no aprendizado. Se a pessoa passa muitas horas estudando, tirar um cochilo não muito grande após esse período pode ajudar as informações a serem gravadas com mais frescor na memória, tornando as horas de estudo mais aproveitáveis.
Dormir bem ajuda no aprendizado, pois age diretamente nas áreas do cérebro que correspondem à memória e a atenção. Por isso, é tão complicado se concentrar quando se está com muito sono.
Outros benefícios
Dormir bem ajuda no aprendizado, mas não é só isso. As horas de sono bem aproveitadas estão relacionadas a uma vida com mais qualidade e mais longevidade. Dormir bem, por exemplo, diminui os riscos de sofrer um AVC, acidente vascular que é responsável por boa parte das mortes naturais de adultos no país.
As horas de sono recomendadas para diferentes faixas etárias variam, pois o cérebro se comporta de maneira diferente em cada etapa da vida. Nem sempre as conhecidas 8 horas são o bastante. Estudos apontam que o necessário para adolescentes seriam 9 horas. Assim, o rendimento escolar desses jovens adultos seria melhor e eles teriam mais energia para desenvolverem outras tarefas, além do estudo, ao longo do dia.
Como dormir bem ajuda no aprendizado
Como dormir bem ajuda no aprendizado? Algumas dicas a serem seguidas são bem simples. Inicialmente, pratique atividades físicas regulares, pois elas liberam endorfina no sangue, tornando o corpo mais relaxado e deixando com que o cérebro aproveite melhor o período dormindo.
Quando você for dormir, procure deixar o cômodo o mais calmo possível, sem barulhos estridentes ou flashes fortes de luz, o que é bem comum para pessoas que deixam a televisão ligada. Você pode não saber, porém o cérebro continua prestando atenção nas movimentações e nos sons ao seu redor, não recarregando as energias necessárias para o próximo dia.
Dormir bem é uma necessidade que melhora o funcionamento do corpo inteiro e não influencia só na aprendizagem. Acordar disposto previne várias doenças e facilita a execução de ações saudáveis, como praticar atividades físicas e manter uma dieta balanceada, sem exagerar em comidas pesadas, ato que ocorre com o sono.
Então, se você precisa estudar muito para alguma prova, procure se alimentar direito, sem exageros em nenhuma área (mesmo que a ansiedade faça você procurar por guloseimas e doces), beber bastante água e dormir bem. E lembre-se que dormir bem ajuda no aprendizado.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal
Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso
Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso
Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido
Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva
DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso
Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone
Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso
Metade da população de São Paulo está acima do peso
Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?
8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso
Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso
Os benefícios do óleo de abacate
Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos
Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo
Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável
Conheça as melhores dietas para 2014
Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las
Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite