Esporte

Veja os exercícios de yoga para iniciantes: treino de respiração e flexibilidade traz benefícios ao corpo e à mente

Por Redação Doutíssima 12/05/2014

Yoga não é uma técnica nova, mesmo que várias modalidades tenham surgido do viés original, como o hot yoga, que é praticado em uma sala artificialmente aquecida e o air yoga, feito em um tipo de malha que lembra a de arte circense. Yoga é quase um estilo de vida e o ensinamento indiano milenar conquistou o mundo todo.

Por estas razões, o yoga para iniciantes tem seus diferenciais. As ideias de flexibilidade e força que acompanham a prática podem ser entendidas de maneira equivocada.

Yoga para iniciantes deve focar na respiração, deixando o corpo absorver o ar. Foto: Shutterstock

Yoga para iniciantes deve focar na respiração, deixando o corpo absorver o ar. Foto: Shutterstock

Com o passar do tempo e com a evolução dos exercícios, as posições exigirão mais do praticante, porém, no início, no yoga para iniciantes, os movimentos são mais sobre relaxamento e paz interior. Paz interior que, no caso, é a real intenção da prática de yoga. Se você nunca fez yoga, comece com exercícios que podem ser feitos em casa, em um espaço calmo e que não vão exigir muito de você.

Aprenda o yoga para iniciantes

No yoga para iniciantes, o praticante deve aprender a relacionar a mente e o corpo como um só organismo. Você pode começar sua sessão de yoga em casa com uma saudação ao sol ou com as mãos juntas em palmas na frente do peito.

Durante as sessões de yoga para iniciantes, você executará cinco posições de pé e outras cinco no chão, às vezes deitado e, em outras, sentado – depende da posição e como ela se aplica. A sessão termina com exercícios de relaxamento para o seu corpo voltar ao ritmo normal.

Passo a passo

Para aderir ao yoga para iniciantes, você vai precisar para os exercícios de um tapete ou esteira, de um lugar calmo e vestir roupas leves, que facilitem a sua mobilização. Durante os exercícios, lembra-se de focar na respiração, deixando o corpo absorver bastante ar. Confira algumas posições que você pode tentar em casa:

– Posição do triângulo (Utthita Trikonasana): mantenha as pernas retas, esticadas e afastadas. Incline o tronco para um dos lados e a mão que desce vai tocar o tornozelo. O outro braço vai se elevar, em direção ao teto.

Exemplo: se você se inclinar para a esquerda, leve a mão esquerda ao pé esquerdo e aponte a mão direita para o alto, deixando o peito virado para frente e com a cabeça virada em direção da mão que está para o alto.

Benefícios: fortalece as pernas, tonifica a coluna vertebral, trabalha a cintura.

– Postura de árvore (Vrksana): em pé, equilibre-se sobre uma perna. A outra ficará dobrada, com o pé apoiado acima do joelho oposto. Braços estendidos em direção ao alto, mão unidas.

Exemplo: essa é uma das posições mais conhecidas do yoga. É aquela que parece um quatro, quando a perna está dobrada e encostada ao corpo.

Benefícios: equilíbrio físico e mental, favorecimento da concentração e a confiança.

– Posição do guerreiro (Virabhadrasana): com a perna da frente flexionada, o pé acompanha a direção da coxa. A perna de trás estirada, pé perpendicular ao pé da frente, corpo de perfil, braços abertos para frente e para trás e rosto virado para frente.

Benefícios: desenvolvimento da caixa torácica, abertura dos quadris e fortalecimento das pernas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse