A flacidez é um dos grandes problemas causados pelo chamado efeito sanfona. Além disso, com o passar dos anos, a flacidez pode aparecer como uma causa natural da pele, pois ela perde a elasticidade.
Fatores que levam à flacidez
Outros fatores também podem contribuir para esta condição, como a exposição solar, que quebra o tecido conjuntivo da pele – colágeno e elastina -, fazendo com que ela perca a sua flexibilidade e força.
Enfrente a flacidez sem cirurgias
Para muitas mulheres este problema pode ser muito incômodo e, por isso, é preciso incluir alguns hábitos em sua rotina. Com algumas medidas simples, é possível prevenir e tratar a flacidez sem recorrer a cirurgias plásticas. Confira 6 dicas:
1. Contra a flacidez, evite o efeito sanfona
Uma das principais causas da flacidez é, naturalmente, também um dos principais cuidados que devemos ter para preveni-la. Se você está buscando emagrecer, procure uma dieta que vise uma perda de peso gradual. Perder peso muito rápido não é saudável e pode deixar a flacidez da pele em todo o corpo. Isto é porque a pele leva um longo período para se adaptar com a mudança.
2. Hidratação vence a flacidez
Parece simples, mas é eficaz. Uma das maneiras mais fáceis para ajudar a retardar o processo de flacidez da pele é beber muita água e usar regularmente cremes hidratantes. Fórmulas a base de vitamina A, vitamina C, ácido alfa hidroxi ou ácido hidroxi beta podem ajudar na contração da pele.
3. Esfoliar a pele combate flacidez
A esfoliação com regularidade é uma ótima maneira de ajudar a combater a flacidez da pele. Ao remover as camadas superficiais da pele, com uma bucha macia ou uma solução específica, a circulação sanguínea será estimulada e ocorrerá a regeneração das células. Isso faz com que a pele tenha aparência mais saudável e firme.
Para fazer em casa e sem gastar muito, basta utilizar um pouco de açúcar, algumas gotas de limão, ou água. Esfregue suavemente o local em movimentos circulares por alguns minutos. Depois, apenas enxague com água fria.
4. Previna a flacidez com filtro solar
Outra causa comum do aparecimento da flacidez é a exposição solar. Além de evitar que a sua pele perca a sua elasticidade mais rapidamente, também pode evitar um risco bem maior, como o câncer de pele.
5. Cuide da sua alimentação e evite a flacidez
Muitas pesquisas indicam que consumir ácidos graxos essenciais, como o ômega-3, podem ajudar em questões referentes a flacidez. Já a vitamina C é essencial para a produção de colágeno.
Assim, você pode incluí-la em sua dieta através de alimentos ricos em vitamina C, como o morango, as frutas cítricas, o mamão, o kiwi, o pimentão e o melão. A vitamina C tópica também é recomendada para manter a elasticidade da pele.
6. Contra a flacidez, faça exercícios regularmente
Os exercícios físicos auxiliam tanto na perda de peso, quando na construção de uma massa magra. Ou seja, faz com que a gordura seja substituída por músculos, amenizando o problema da flacidez.
Além disso, se exercitar regularmente traz mais tonicidade à pele, pois auxilia na circulação do sangue. Os melhores exercícios para combater a flacidez são a musculação e os exercícios que utilizem o peso do corpo, como o pilates.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Tratamentos de pele no inverno: chegou a hora de se cuidar!
Atenção ao frio! Conheça os principais cuidados com a pele no inverno
Confira formas para tratar e disfarçar a herpes na sua pele
Alergias de pele após a depilação podem ser evitadas
Saiba como tirar manchas do rosto e conquiste uma pele de pêssego
Veja como fazer limpeza de pele em 12 dicas práticas
Pele mais lisa: conheça as opções de tratamento para estrias
Conheça 5 tratamentos e entenda como clarear a pele
Furúnculos na pele são infecções que indicam falhas no organismo
Com a promessa de benefícios à pele, variedade de produtos com colágeno cresce no Brasil